quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pesquisando Desde o Primeiro Dia

Meus caros,

Esse blog tem como objetivo servir como plataforma de divulgação e discussão dos resultados obtidos em dois projetos PDPD (Pesquisando Desde o Primeiro Dia) da Universidade Federal do ABC, ambos sob minha orientação.

Aqui serão postados ensaios e material produzido por Anna Carolina Russo e Leandro Pereira Tosta, alunos do Bacharelado em Ciência & Tecnologia da UFABC. Ambos estão se debruçando sobre aspectos relevantes para a compreensão da evolução dos Metazoa (animais), com especial ênfase em filogenias baseadas em dados morfológicos, embriológicos e moleculares.

O projeto de Anna Carolina Russo intitula-se "Sobre as infinitas formas de grande beleza: introdução à evo-devo para o estudo da evolução dos animais". Segue um breve resumo: "A evo-devo estuda como evoluiu o desenvolvimento e como as modificações do desenvolvimento afetaram as mudanças evolutivas. Conceitos relacionados à embriologia, desenvolvimento e genética têm sido utilizados em conjunto com a paleontologia para se compreender a evolução de estruturas e de grupos taxonômicos, especialmente entre os animais (Metazoa). Um projeto de revisão de uma área abrangente como a evo-devo permitirá o levantamento de dados, conceitos e teorias dentro de uma visão abrangente da teoria da evolução, com especial ênfase na origem e diversificação dos animais nos últimos 600 milhões de anos. Com isso, será possível conectar hipóteses e informações fornecidas por diferentes áreas da biologia em um grande arcabouço histórico-evolutivo. Esse projeto tem como objetivo a síntese de informações a partir da análise de diferentes hipóteses filogenéticas para os Metazoa que utilizem dados de biologia evolutiva do desenvolvimento."

O projeto de Leandro Pereira Tosta intitula-se "Genes, animais e evolução: sobre o uso de dados moleculares em filogenias de Metazoa". Segue o resumo: "A sistemática filogenética introduziu na sistemática biológica a perspectiva de que a descendência com modificação é a causa dos padrões reconhecidos no mundo natural. Atualmente, ela tem sido beneficiada pelo uso de seqüências moleculares, visto que há um conjunto gigantesco de informação filogenética no DNA. Esses caracteres têm a possibilidade de transcender a morfologia dos organismos, permitindo o exame dos organismos no nível dos genes e dos produtos gênicos, o que é muito relevante no discernimento entre hipóteses filogenéticas incongruentes, especialmente quando se trata de filogenias de Metazoa (animais). Este projeto tem como objetivo a análise comparativa de diferentes propostas de filogenias de Metazoa, obtidas via seqüências moleculares, o que permitirá circunscrever problemas da utilização de dados moleculares em filogenias, benefícios do uso dessa classe de dados e de que forma a sistemática molecular pode auxiliar na resolução de várias das questões que ainda pairam acerca da evolução dos animais".

Charles Morphy D. Santos
-------------------------------------
Professor Adjunto de Biologia Evolutiva e Comparada dos Animais
Centro de Ciências Naturais e Humanas
Universidade Federal do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário