terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sobre as infinitas formas de Grande Beleza: Divulgando a evolução dos animais pela internet

Ocorrido entre os dias 21 e 23 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o 1º Salão Nacional de Divulgação Científica foi um evento em comemoração à Semana Nacional de Ciência e tecnologia com o tema "Popularização da Ciência no Brasil". A PUC uniu cientistas, artistas, pensadores, estudantes do ensino médio, graduandos e pós-graduandos para realizarem debates, palestras, atividades culturais e mostra científica, mostrando a preocupação tanto por parte dos organizadores do evento quanto por parte dos próprios participantes em divulgar o conhecimento de uma forma mais abrangente possível.

Dentre todos os trabalhos inscritos, o nosso, sobre divulgação da Biologia pela internet, foi um dos selecionados. Apresentamos os métodos e os resultados do nosso blog de forma oral para uma sala onde estavam presentes pessoas tanto da área de humanas quanto biológicas e exatas, além de algumas que faziam curso técnico.

Justamente pelo público abrangente, foram levantados pontos de discussão que não imaginamos, como a relação do nosso trabalho com a ferramenta usada para divulgação (a internet). Como se sabe, apesar da facilidade que se tem de acessar conteúdo pela internet, ela nem sempre nos leva a materiais fidedignos.

As pessoas que assistiram nossa apresentação levantaram idéias de difícil aplicação em um primeiro momento, porém muito boas. Uma delas foi a de que se todos cientistas fizessem um trabalho de divulgação semelhante, cada um com textos de sua área, poderíamos acabar com a “Wikipédia” (pelo menos do lado científico), onde qualquer pessoa pode fazer seus textos, diminuindo sua confiabili
dade.

Uma das coisas que chamou atenção para o nosso trabalho foi que ele estava diretamente relacionado com o tema de divulgação científica do evento, o que não aconteceu com outros trabalhos apresentados.

Esta oportunidade nos proporcionou um contato maior com pessoas que vinham de todo o Brasil divulgar ciência, além de nos possibilitar interagir e trocar informações com pessoas que estão neste ramo de divulgação há vários anos. Foi enriquecedor compartilhar vivências já adquiridas e adquirir novas técnicas junto a uma comunidade que compartilha os mesmos propósitos.

Segue o resumo do trabalho apresentado:

C. Ciências Biológicas – Biologia - C.2.2. Biologia Evolutiva
Sobre as infinitas formas de grande beleza: divulgando a evolução dos animais pela Internet

Anna Carolina Russo Curbelo Martin, Leandro Pereira Tosta & Charles Morphy Dias dos Santos

INTRODUÇÃO
Um weblog (abreviado comumente para blog) é uma página da web atualizada constantemente, com entradas (postagens) que têm uma data, horário e, se muitos autores contribuírem para o página, selos com autor e nome. As razões para a existência de blogs são muitas: da comunicação científica à tentativa de desmistificar a ciência e de fazer frente ao discurso público anti-científico. Um blog que representa uma comunidade científica ou subdisciplina irá ele mesmo se transformar em uma comunidade. Nesse contexto, foi criado o blog “Evolução de Metazoa” (www.evolucaodemetazoa.blogspot.com), que tem como objetivo principal servir de plataforma para divulgação e discussão dos resultados obtidos em dois projetos PDPD (Pesquisando Desde o Primeiro Dia) da Universidade Federal do ABC, centrados no estudo de aspectos relevantes para a compreensão da evolução dos animais, com ênfase em filogenias baseadas em dados morfológicos, embriológicos e moleculares. O objetivo central é tornar públicos, da sua implantação às suas conclusões, os resultados desses projetos de pesquisa que têm como alvo a divulgação do conhecimento científico acerca da teoria evolutiva e suas ramificações.

METODOLOGIA
O projeto constitui-se de uma revisão bibliográfica comparativa, através da leitura de artigos clássicos e recentes a respeito da biologia evolutiva, seguida da preparação de ensaios de divulgação dos temas propostos, voltados principalmente para alunos do ensino médio, professores de biologia e ciências e alunos de graduação de cursos introdutórios de evolução, zoologia, sistemática e genética. A linguagem utilizada é direta e comunicativa, sem a profusão de termos técnicos, mas procurando não cair na armadilha da superficialização de conceitos. Os textos versam sobre a evolução dos animais em uma perspectiva filogenética, com ênfase na importância de dados moleculares e da biologia evolutiva do desenvolvimento. A partir do levantamento de dados, conceitos e teorias dentro de uma visão abrangente da teoria da evolução dos animais, será possível conectar hipóteses e informações fornecidas por diferentes áreas da biologia em um grande arcabouço histórico-evolutivo a ser divulgado via rede.

RESULTADOS
O trabalho encontra-se em fase inicial, mas alguns dos resultados preliminares já tem demonstrado o impacto e a importância da divulgação da teoria evolutiva para um público amplo, com pouco acesso ao conhecimento científico produzido na universidade, e a crescente abertura da comunidade acadêmica ao uso de ferramentas como blogs e sites. Até o presente momento, foram publicados cinco ensaios (“Breve ensaio sobre circunstâncias modeladoras dos seres vivos”, “Sobre evolução, genes e desenvolvimento”, “A evolução dos conceitos sobre árvores filogenéticas partes 1, 2 e 3”), que receberam comentários de docentes da própria instituição (UFABC) e de outras instituições (como a USP-RP) e que, inclusive, têm sido utilizados em algumas das disciplinas do bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC, de acordo com as pretensões iniciais do projeto. Os acessos ao blog, medidos pelo Google Analytics, têm demonstrado a fidelização do público e o seu alinhamento aos objetivos do projeto.

CONCLUSÃO
Assim como as revistas de hard-science, blogs são meios para a divulgação de idéias. Para atingirem seus objetivos a contento, ao serem preparados, e independentemente da linha de argumentação ou do assunto, os ensaios em um blog precisam ser construídos e divulgados de forma cuidadosa. A ciência exposta não deve ser complicada e hermética, sob o risco de afastarmos ainda mais o público pouco acostumado a exposições aprofundadas sobre o conhecimento científico. No entanto, não há motivos para que uma postagem em um blog não seja tão zelosa sobre seu conteúdo e forma quanto um texto para uma revista tradicional. Essas diretrizes norteiam os trabalhos no “Evolução de Metazoa”. Blogs não são substitutos da divulgação tradicional (em papel). Eles são ferramentas complementares, que permitem uma dimensão extra para a publicação da pesquisa científica, com recursos que permitem grande dinamismo e um maior alcance para o que é discutido. Como sua utilização tem menos de uma década, a importância dos blogs para a comunidade científica ainda não pode ser analisada em uma perspectiva histórica, mas seu impacto no ensino de ciências pode ser notado por muitos dos que utilizam tal ferramenta.

Instituição de fomento: Universidade Federal do ABC (bolsas PDPD)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Blog, Divulgação científica, Evolução

2 comentários:

  1. Acredito no poder da internet como meio de divulgação científica. A confiabilidade da informação depende da fonte tanto quanto em qualquer outro meio de comunicação. Você confia mais nas notícias do Fantástico do que nas notícias de um blog que você conhece o autor pessoalmente? Não é o meio, mas a fonte e a confiança e respeito que você tem por ela, que torna a informação confiável. Só queria acrescentar que a idéia do Blog de vocês me inspirou a criar outros blogs, inclusive um do projeto de extensão sobre Mudanças Climáticas e Educação Ambiental. Obrigada e continuem com o bom e confiável trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Simone em relação ao poder da internet como meio de divulgação científica e na questão da confiabilidade das informações, mas infelizmente blogs com essa característica ainda não competem com sites como o wikipedia. A meu ver, o papel mais importante do blog é pessoal, no sentido de incentivar o autor (no caso de vocês, alunos) a se expor publicamente e a escrever de forma clara, objetiva e não superficial. Pelo que tenho acompanhado no blog, os objetivos iniciais estão sendo alcançados. Além de divulgação em eventos (apresentações orais são outro grande desafio), um próximo passo talvez seria um jornal universitário, uma revista de divulgação local e quem sabe até uma publicação científica. Parabéns!

    ResponderExcluir